terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Na dúvida, é melhor consultar.

Apesar de estar presente nos convites a tanto tempo as pessoas ainda se confundem na hora de escolher a roupa indicada para cada ocasião, e pensando nisso, tirei do fundo do baú algumas dicas que vão ser muito úteis.


Esporte
Esse é o traje mais simples e mais informal, o traje que nós usamos no nosso dia-a-dia. É muito usado para eventos diurnos e ao ar livre. Atenção: Simples e informal não significa que seja qualquer roupa. É sempre essencial vestir-se bem.

-Homens: Calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa polo de malha. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um blazer em dias frios. Para os pés, um “sapatênis” cai muito bem.
-Mulheres: Calças lisas ou estampadas, vestidos leves e estampados, terninhos, bermudas, blusas. As bolsas devem ser de tamanho médio a grande e de material menos social possível. Use o mínimo de brilhos, jóias, bijouterias e afins. Pouca maquiagem.





Esporte fino / Passeio
É o estilo mais intermediário, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Deve-se tomar mais cuidado pois existe uma certa formalidade presente. É o traje pedido em congressos, teatros, casamentos civis ou casamentos durante o dia.


-Homens: Aqui, recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim em conjunto com uma camisa de tecido e um blazer. Se estiver frio, uma camisa de malha com gola rolê cai muito bem. Para os pés, um sapato com bico mais arredondado. Após as 18 horas, terno e gravata.
-Mulheres: Se o evento vai até as 18h, túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. Vestidos lisos e em tons escuros
. Os vestidos só vão até os joelhos (longuete), com tecidos mais nobres. Brilhos devem ser usados com moderação[ou não serem usados]. Bolsas e sapatos devem ser médios.




Passeio completo / Social
É o traje solicitado em casamentos elegantes, óperas, jantares formais e formaturas.

-Homens: Para os homens é muito fácil. Terno e gravata. Nos ternos, é comum usar-se os lisos ou de dois padrões. Gravatas e sapatos escuros.
-Mulheres: Aqui, reinam os vestidos (longos a noite e longuetes de dia) e tailleurs. Decotes, fendas e transparências (todos devidamente moderados) começam a aparecer mais. Os tecidos são nobres, as jóias ganham mais espaço. Os cabelos e a maquiagem tem que estar mais trabalhados. Nos pés use saltos altos e nas mãos, bolsas pequenas.




Gala / Black Tie / Traje a rigor
Este traje é usado em festas de gala, grandes comemorações, bailes.

-Homens: Sem muita conversa, aqui usa-se o Smoking. O ideal é se usar a cor preta. Dê uma atenção especial ao seu caimento pois aqui, cada detalhe é muito importante. A gravata é borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.
-Mulheres: Vestidos longos, normalmente com bainha abaixo do tornozelo (talvez até uma discreta cauda). Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Saltos altos, meias finas (de seda), carteira pequenas ou de metal. Jóias, estolas e echarpes aqui tem seu lugar. Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prender. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita.







Vale lembrar, que tudo é o bom senso, hoje em dia para as mais jovens e/ ou para as mais modernas micro vestidos e estampas caem bem na maioria das situações [ menos o último traje].




Obs: Adotado recentemente, o traje 'balada chic' nada mais é do que uma roupa normal de balada, porém com mais ousadia, brilho . Nesse traje é essencial os vestidinhos balonê, de cetim, tafetá, e em alguns casos uma boa calça de cós alto com uma blusa mais volumosa caem super bem. Saltos altos finos ou quadrados, e bolsas carteira, estão super em alta. Para os homens calças e blusas com modelagens e estampas diferentes, como a saruel e uma pólo. O importante é que seja ousado e moderno. Use as dicas da estação.



Divirtam-se!