domingo, 28 de dezembro de 2008

Hãn?

Bom, meus queridos, dedico este post as palavras que sempre ouvimos mas nem sempre entendemos no mundo da moda; É bem simples, e vai fazer as leituras das revistas, jornais e até mesmo blogs, ficarem mais prazerosas.

A

Acinturado
Ajustado na cintura.

Activewear
É o vestuário adequado para a prática de esportes, ou seja, que contém as características necessárias para isso.

Agasalho
Conjunto de calça e blusa de mangas compridas usado para a prática esportiva. Pode ser confeccionado com moletom, helanca ou náilon. Também é conhecido por abrigo, training, jogging e moletom.

Alfaiataria
Oficina onde são produzidas peças com cortes masculinos, como paletós, calças, camisas e coletes sob medida, corte perfeito.

Alta-costura
'Haute-cuture', roupas de grife, acessíveis a poucos, exclusivas.

Ankle boots
Modelo de botas que tomou conta do inverno 2007. Pode ser de cano curto (vai até abaixo da linha média da canela) ou sem cano (alcança o tornozelo). Os materiais variam entre camurça, couro e verniz.

Ateliê
Lugar onde trabalham artesãos e, sobretudo, artistas.


B

Balloné
Foi um ícone da moda dos anos 80 que está de volta. Como o nome diz, é uma saia que parece um balão porque tem a barra franzida, virada e presa.

Basic ou básico
Estilo simples e espontâneo de se vestir. São peças do vestuário quase sem detalhes, limpas de informação.

Beachwear
Vestuário adequado para praia ou piscina. Desde o maiô à saída de banho.

Blusê
Efeito de costura que se pode criar numa blusa ou num vestido. A parte de cima da peça é mais larga, terminando mais justa e ligeiramente franzida na cintura.

Bolso faca
É embutido na diagonal das peças, como calças, shorts e saias, e pode ter barra simples ou com acabamento do tipo viés.

Brechó
Local onde se compra e vende roupas usadas ou quase novas.


C

Cache-coeur
Decote cruzado, também conhecido como envelope, usado em blusas com ou sem manga e em vestidos. É ótimo para algongar a silhueta e disfarçar seios grandes.

Calça Capri
Peça feminina com o comprimento mais curto nos tornozelos, muito usada nos anos 1950. Ela recebeu esse nome em homenagem à Ilha de Capri, balneário italiano elegante onde as mulheres passaram a usar esse estilo de calça. O estilista Emilio Pucci foi um dos primeiros a criar calças com essa modelagem.

Cardigã
É um casaco de lã sem gola e com abotoamento central, que pode ser usado sobre outras peças.

Casaqueto
Refere-se a qualquer casaco curto, de qualquer modelo. É usado com vestidos tomara-que-caia, blusas e camisetas.

Casual
Um estilo onde o básico é misturado com outro estilo como: o esportivo, o chic, o romântico , entre outros.

Cetim
Tecido brilhante, macio e liso de origem chinesa. Existem diversos tipos e composições diferentes. De acordo com a qualidade, é utilizado na alta-costura, roupas finas, moda íntima ou trajes regionais.

Cetim boucol
Tipo de cetim pesado, muito utilizado nos vestidos de noivas e na alta costura.

Chamoix (Camurça)
Tecido feito de qualquer matéria-prima (principalmente algodão) acabada em flanelagem. Imita a pele de camurça e o veludo.

Changeant
Parecido com o furta-cor, este tecido aparenta mudança de cor (camaleão). Saiba mais

Chemisier
Peça do guarda-roupa feminino com o corte estilo camisa. Usada como vestido.

Chic
Trata-se de uma elegância natural. O chic faz transparecer cultura. É um modo simples de usar coisas luxuosas ou coisas simples com classe.

Clean
Limpo, um estilo ou uma peça ou um look limpo de detalhes.

Cool
É tudo que é sofisticado na moda. Um termo bem utilizado quando se quer dizer moderno.

Composée
Combinação de estampas e suas variações em uma só peça ou na composição de um look.

Corselet
É um corpete justo, sem alças e com formato de lingerie, que vai até a altura dos quadris. Pode ser usado sozinho sob blazers ou como sobreposição a outras peças.

Coordenado
Peça básica que aceita inúmeras combinações, formando excelentes conjuntos.

Croqui
Desenho de uma roupa ou acessório feito à mão.

Customização
Um novo tipo de criação. Transformar uma peça básica utilizando aviamentos e técnicas de pintura. O visual dessa peça é único. Uma arte!


D
Decote nadador
De inspiração esportiva, é aplicado em vestidos, blusas e tops. O decote é composto de duas alças frontais, que se unem nas costas, deixando aberta a região das escápulas. Lembra a parte de trás de um maiô de natação.

Drapeado
Efeito produzido por dobras e pregas de um tecido. Aplica-se em blusas, vestidos e saias.

Dry fit
Tecido feito com poliamida e elastano, que proporciona um caimento seco (dry fit).

E


Estilista

Profissional que se ocupa em estudar e adaptar novas soluções em matéria de estilo. Criando, desenhando e desenvolvendo idéias.

Estilo
Maneira de ser e agir. Na moda é atribuído a uma pessoa de bom gosto. Uma maneira de expressar uma idéia, uma atitude.

Étnico
Termo usado para descrever trajes inspirados em roupas típicas de uma determinada região.

Estruturado
Peça do vestuário que tem um corte perfeito estilo alfaiate.

Evasê
Modelagem popular nos anos 1930 com leve abertura em direção à barra. Esta forma se assemelha a um trapézio e é mais comum em vestidos e saias, mas também pode ser usada em blusas e casacos.

F

Fake
Tudo que é imitação de uma peça original.

Fashionistas
Pessoas e profissionais que trabalham com moda,ou seja, do meio.

Fio-tinto
Tecido feito com fios coloridos, antes de ser tecido.

Flanela
Tecido 100% lã cardada, de peso leve.

Folk
Estilo desenvolvido através de inspiração em itens folclóricos de um país ou região.

Follow-up
Segue a tendência de coleções anteriores.

Frente-única
Tipo de decote ou vestido aberto nas costas, com alças que se sustentam no pescoço.

G
Gabardine
Tecido feito em algodão, lã ou rayon, cuja característica é ser pesado e rígido. É muito usado na confecção de roupas esportivas, calças e uniformes.

Galão
Tira ou cadarço de tecido bordado ou fios trançados, usado como arremate ou enfeite em roupas infantis, femininas, uniformes e decoração.

Godê
Saia ampla e rodada, com uma modelagem muito ampla na parte inferior.

Grife
Assinatura ou marca. Peças criadas por grandes estilistas e que assinam essas criações. Marca de certos artigos; em especial, a dos artigos de vestuário.

H

Habillé
Roupa formal para eventos especiais.

Helanca
Tecido elástico feito a partir de poliamida texturizada por falsa torção. Muito usado nas décadas de 60 e 70 em roupas esportivas.

High-and-low
Mistura de peças caras de grife com peças baratas, formando um estilo [Migrar de um estilo ao outro].

Hit
Peça em alta no momento

Hype
O máximo em modernidade.

I
Ilhós
Aviamento que pode ser utilitário ou decorativo. Trata-se de um orifício de metal por onde passam cordões, fitas e algum tipo de fio trançado. É aplicado em bolsas, roupas, cintos, chapéus e sapatos.

In
Na moda

It Girl
Mulher que tem seu estilo copiado.

J
Jérsei
Tecido de malha simples, macio e elástico. O nome vem de onde foi fabricado pela primeira vez: a ilha de Jersey, na Inglaterra. No século XXI, é feito de algodão, náilon, raiom, lã e fibras sintéticas.

k

Kitsch
mau gosto, cafona,brega, fora total de moda. [nem sempre é assim, o estilo kisch, veio com tudo para os mais moderninhos, como por exemplo em peças e acessórios de onça/zebrinha, etc.]

L

Look
Uma produção inteira [ roupa, acessório, make,...]

Legging
Colante, ela pode ser confeccionada com lycra, helanca ou tecidos com elastano, em geral. Foi febre nos anos 1980 e voltou com tudo à moda em 2007.

Lurex
Trata-se do brilho que é composto por fios metalizados incorporados à trama. Pode ser aplicado em vários tipos de tecido para a confecção de vestidos, blusas, saias e casacos. É usado em peças inteiras ou apenas em detalhes.

Lycra
Fibra sintética também chamada de elastano. Pode ser esticada de quatro a sete vezes o seu tamanho. Resistente ao sol e água salgada, ela mantém sua característica de comprimento ao passar do tempo.

M
Macacão
Amplo, inteiriço e confortável, é feito com tecidos que vão do brim à viscolycra. Os comprimentos e formatos também variam – do tomara-que-caia ao modelo jardineira.

Madrepérola
Matéria-prima calcária, iridescente, encontrada na concha dos moluscos. Tem efeito nacarado e reveste botões, bijuterias e enfeites para cabelo.

Magasin
Grande loja.

Magazine
Revista.

Mantô
Casaco de inverno vestido por homens e mulheres por cima das roupas. Geralmente, é confeccionado com lã e existe em comprimento longo e ¾.

Matelassê
Tecido jacquard ou maquinetado acolchoado, muito usado nas colchas e edredons.

Maxibolsa
Bolsa grande, ideal para o dia-a-dia. O tamanho deve ser compatível com a altura. As baixinhas podem optar pela menor das máxis, com cercade 40 cm de largura.

Minimalista
Moda bem simples, clean.

N
Navy
Palavra inglesa para designar uma das três Forças Armadas, a Marinha. No universo da moda, refere-se às peças inspiradas no náutico. Listras, em vermelho, azul-marinho e branco, e aplicação de aviamentos, como cordas, correntes e botões dourados, são as características mais associadas ao estilo.

New Look
Estilo Christian Dior, linha corola, roupas fartas, sem economia.

O
Off-White
Espécie de “branco sujo”, o tom é um meio-termo entre o branco puro e o gelo.

Organza
Tecido enrijecido com a própria goma da seda. Fina e transparente, em geral de fio poliamida, é mais encorpada que o organdi. No mercado, existe a organza de filamento sintético, como o poliéster, que é endurecida por processo químico. Essa tela é encontrada também bordada (laise) ou estampada. Utilizada em vestuário feminino.

Out
Fora da moda

Over
Estilo carregado. Totalmente perua.

Oversize
Peças extremamente grandes, largas e soltas.

Oxford
Originário de Oxford, Inglaterra, feito de algodão, com desenho tafetá, e variações de poliéster.

P
Paetês
Partículas brilhantes usadas para bordar peças de roupa ou fantasias de Carnaval. O tamanho e o formato são variáveis. Vão dos miúdos e redondos aos grandes e quadrados.

Pala
Parte recortada de vestido, saia, blusa ou calça, posicionada entre o ombro e a cava, entre a cintura e os quadris, ou entre a cintura e o busto. Pode ser destacável, tornando-se uma peça única.

Parka
Casaco com capuz, amplo e impermeável, usado em regiões frias. Os modelos de tactel e náilon são os mais comuns, mas atualmente ela pode ser encontrada em tecidos finos, como seda, cetim e organza.

Patchwork
Tecido de qualquer matéria-prima, composto de vários pedaços de tecidos costurados juntos.

Peep toe
Sapato com bico aberto na frente.

Piquet
Tecido pesado com desenhos em forma de losango.

Plataforma
Por ter base grossa e alta, este salto garante o conforto e a sustentação. É ideal para usar com saias godês, vestidos volumosos e calça jeans de boca larga. Deve ser evitada em looks formais.

Prêt-à-Porter
Pronto pra usar, alta-costura produzida em larga escala. [ex. Daslu]

Príncipe de Galles
É uma estampa inglesa, com efeito visual semelhante ao xadrez, geralmente em cores como o marrom, bege e cinza.

R

Releitura
Trabalho de referência de um produto com inspiração no passado.

Renda Renascença
De inspiração renascentista, é feita à mão com agulha de costura. Tem motivos florais em ponto cheio e pequenos orifícios, contornados por barras em detalhes vazados.

Retrô
É um termo usado para roupas antigas que voltam à moda.

Risca-de-giz
Clássico da alfaitaria, esse tecido traz riscas finas, verticais e paralelas, com distâncias regulares, podendo ir no máximo a dois centímetros. Geralmente as riscas são claras sobre um fundo escuro.

S

Saia A
Modelo de saia com a forma de um A, é ajustada no quadril e se abre na barra.

Saia tulipa
Também chamada de saia-bolha, sua criação é atribuída ao estilista Pierre Cardin, no final da década de 1950. Ela é mais estreita na barra e ligeiramente fofa logo abaixo do cós, graças às pregas.

Sarja
Tecido trançado de fio penteado, originariamente feito de seda ou lã. No século XIX, a sarja era utilizada para confeccionar fardas militares e, mais para o final do século, era feita em vários pesos, para vestidos, roupas de banho, e roupas externas. Está muito presente em calças e ternos.

Shantung
Seda tecida à mão originariamente produzida na província de Shantung, na China. O
Shantung é fino e macio, tecido com fios irregulares, para produzir uma superfície desigual. O Shantung do século XX é geralmente feito de seda misturada a algodão ou raiom, criando um tecido mais pesado que o original, o qual hoje em dia é pouco encontrado.

Skinny
Calça colada ao corpo até no tornozelo.

Spencer
Casaco curto com mangas longas e comprimento até a cintura. Pode ter ombreiras ou não. Quando surgiu, era usado por homens. Só no fim do século 18 as mulheres incorporaram a peça.

Suspensório
Duas tiras frontais paralelas que passam pelos ombros, terminando em Y nas costas e presos por botões ou clipes. Acessório adotado pelos homens desde o século XVIII, mas que foi apropriado também pelas mulheres nos anos 60.

T

Tafetá
Tecido brilhante e nobre feito de seda ou poliéster. De textura regular, é um dos mais antigos tecidos conhecido na história e muito utilizado na confecção de roupas mais finas e no revestimento de acessórios femininos. [hoje em dia muito usado em vestidos*]

Tailleur
Conjunto feminino de saia e casaco ou calça e casaco, muito usado pelas executivas. O traje começou a ser adotado em 1880, mas foi popularizado pela estilista Coco Chanel, na década de 1950. Ela simplificou o corte da roupa, que virou o uniforme da mulher contemporânea.

Tie-dye
Estampa artesanal em que uma área do tecido é amarrada e mergulhada em tintas de cores diferentes, criando um tingimento irregular.

Trash
Estilo moda de lixo, roupas velhas e rasgadas.

Trench coat
Capa inglesa masculina, de gabardine, com pala nas costas e faixa na cintura. Foi celebrizada pelo ator Humphrey Bogart, no filme Casablanca, anos 40. Hoje, é um clássico do guarda-roupa feminino
-
um casaco de chuva, que protege do frio e da umidade, feito em couro, algodão ou gabardine, com tamanho na altura do joelho ou um pouco maior. Foi desenvolvido para os soldados da 1ª Guerra Mundial, e foi criado por Thomas Burberry, e hoje é a famosa grife Burberry.

Tressê
Tipo de efeito ou textura composto pelo entrelaçamento de tiras de couro ou tecido. Bastante usado em bolsas e calçados.

Túnica
Veste longa e reta, com ou sem mangas, usada desde a Antigüidade. Com o passar do tempo, ganhou comprimentos variados e, nos anos 1970, se tornou unissex. Também pode ser chamada de bata.

Tweed
Acredita-se que a palavra tweed seja uma leitura errônea de tweel, que em escocês significa sarja. O tweed possui uma textura áspera, por ser feito de lã. Muito usado em casacos e ternos.

U

Underwear
Roupa de baixo, roupa íntima.

Unissex
Roupa,acessório ou penteado que pode ser usado indistintamente por homem e mulher.

Up-to-date
Atual, atualizado.


V
Veludo
É um tecido antigo, criado na Índia. Depois apareceu na Europa, após ter sido importado durante muito tempo. Nos séculos XIV e XV foi fabricado exclusivamente na Itália, onde se tornou famoso nas seguintes cidades: Veneza, Florença, Gênova, Milão. O veludo é um tecido que apresenta no lado direito um aspecto peludo, macio e brilhante.

Verniz
Material brilhante e impermeável, usado na fabricação de sapatos, bolsas e cintos. Nos anos 60, ficou bastante conhecido e ganhou cores vibrantes.

Very me
Estilo original, autêntico.

Vestido longuete
Vestido com comprimento um pouco abaixo dos joelhos

Vintage
Termo inglês usado para designar a safra de um vinho. Na moda, é a apropriação de uma roupa ou acessório do passado no repertório atual.

Viscoelastano
Tecido opaco, macio e confortável, que se molda facilmente ao corpo e absorve o calor. Composto de viscose e fios de elastano, oferece fluidez e facilita drapeados e franzidos.




domingo, 7 de dezembro de 2008

vale lembrar

Há um tempo atrás, lendo umas revistas da minha avó, 'Manequim' antiga, achei uma página sobre etiqueta no natal e achei interessante esse tipo de preocupação, então resolvi colocar aqui também algumas dicas:



Como deixar quem é de outra religião à vontade?

Não é porque seu namorado (ou sua namorada) tem outra religião que você não pode chamá-lo para a sua ceia. Respeite se ele preferir não ir. Mas, se ele for, ótimo: basta tomar alguns cuidados simples.

É bom avisar sua família que ele pratica outra religião. Na hora da missa, para evitar que ele tenha que inventar desculpas, sugira que ele vá tomar um ar, assistir televisão ou fazer alguma outra coisa que ele preferir.

Não sou cristão. Como recuso o convite para ir à ceia?

Se você não acredita em Jesus Cristo e não gosta das celebrações de Natal, nada te obriga a participar de uma ceia - mesmo que o convite seja do namorado ou da namorada. A dica da professora de etiqueta Janir Jurado Fraga é que você recuse delicadamente. "Se preferir, você pode dizer que tem outro compromisso na data".

Se eu for, preciso dizer à família dele que sou de outra religião?


Você não precisa falar nada, fique à vontade quanto a isso. Se eles perguntarem e você quiser dizer, diga. Mas lembre-se: o momento é de celebração. Não vá entrar em discussões teológicas no meio da ceia.

Preciso cumprir as tradições mesmo sem acreditar?

As celebrações religiosas só fazem sentido se você acredita nelas. Então, não precisa cumprir as tradições de uma religião que não é a sua. Se eles rezarem, dê as mão também, mas fique em silêncio.

"Na hora da missa, diga que não quer ir e fique na casa lendo uma revista, apenas isso", ensina a professora de etiqueta Janir Jurado Fraga. "Respeito é o mais importante nas regras de etiqueta. E o respeito vem de nós por nós mesmos, em primeiro lugar".

Durante a ceia, me ofereço para ajudar?

Você pode se oferecer para levar algum prato ou para lavar a louça. Mas tem que ser sincero! "Nada pior do que aquela pessoa que diz: "olha, se precisar de algo, estou aqui", porque está na cara que a pessoa não quer ajudar", diz Janir Fraga.

Devo ficar elogiando a casa e a comida do anfitrião?

Se quiser, pode elogiar a decoração, os pratos... mas seja discreto. Há uma diferença grande entre elogio e bajulação.

Durante a ceia, devo me integrar ou ficar mais reservado?

Se você não conhece bem as pessoas que vão estar na festa, é natural se sentir pouco à vontade. Assim como não é nada adequado querer ser o centro das atenções, sumir no fundo do sofá também não é legal. A dica para esses casos é: seja natural, mostre quem você é e não faça tipos.

E se eu não gostar da comida?

Você está de regime ou não gostou da comida. Será que pode recusar a ceia ou abandonar resto no prato? Nesse ponto, a professora de etiqueta Janir Jurado Fraga é enfática: "de jeito nenhum!", diz ela. "Coma tudo, nem que seja para se acabar depois".

A anfitriã é a minha sogra. O que eu levo?

Essa caso é delicado: ninguém quer trocar os pés pelas mãos na hora de agradar justo a sogra! A professora de etiqueta Janir Jurado Fraga sugere que, pela personalidade dela, você saberá se um jogo de taças de cristal agradará mais do que uma blusa.

Janir diz ainda que presentes como bolsas, echarpes e flores caem bem em qualquer situação. "Todo mundo precisa de uma bolsa ou gosta de ganhar flores", completa.

É educado levar um presente para o anfitrião?Sim. Já que a pessoa está preparando uma festa da qual você vai participar, é de bom tom levar um agrado para o anfitrião.

Como apresentar os presentes?

Leve as bebidas e sobremesas embrulhadas e diga que a pessoa pode ficar à vontade para servir no mesmo dia ou guardar para tomar ou beber sozinho depois. Até porque seu vinho pode ser muito melhor do que o que está sendo servindo, ou pior - o que pode causar constrangimento.

E se eu preferir dar flores?

Se levar flores, não leve buquê. Dê a flor em vaso, porque provavelmente a casa já estará enfeitada com flores e pode ser que a dona da casa não tenha mais um vaso. Se preferir, você pode mandar as flores antes ou depois do jantar. Se você não tem intimidade com a pessoa, pode substituir o cartão com dedicatória pelo seu cartão de visitas. Mas se mandar as flores só depois, o mais indicado é mandar junto um cartão de agradecimento.

Quais são bons presentes para quem me convidou para a ceia?

Alguns presentes são neutros e servem como curingas nessas horas: vinhos, flores, bombons, alguma sobremesa requintada, licor... Se preferir, você pode levar uma lembrancinha mesmo. Isso é ótimo quando você conhece bem o anfitrião e sabe que vai acertar na escolha.

O que dar para: amigo-secreto, crianças, sogra e chefe?

Amigo-secreto que eu nem conheço:
Presentes neutros, como carteiras, canetas, vale CDs e vale livros, por exemplo.

Criança:
Deixe a criança feliz, não a mãe dela. Compre brinquedos, claro.

Sogra:
A professora de etiqueta Janir Jurado Fraga aconselha que você tente descobrir mais sobre os gostos dela: se ela gostaria de ganhar algo pra casa, como um jogo de xícaras chinesas, ou se ela preferiria uma blusa, echarpe ou bolsa - que são boas idéias de presentes nesse caso.

Chefe:
O ideal é que todos os funcionários façam uma "vaquinha" e comprem um presente melhor. "Presente caro dado individualmente, nem pensar", sentencia a professora de etiqueta Janir Jurado Fraga. "Assim é que ele não vai aumentar mesmo o seu salário".

Não gosto de amigo-secreto. Sou obrigado a fazer parte?

Se você não quiser participar, é melhor então nem ir à festa. Isso é o que explica a professora de etiqueta Janir Jurado Fraga. "Quem não participa acaba sendo visto como chato, anti-social", diz ela.

E se eu estiver sem dinheiro para participar do amigo-secreto?

Antes do sorteio, é importante estipular um valor médio para que todos fiquem satisfeitos. Por exemplo, definir que todos os presentes devem custar de R$20 a R$30. Então, se você estiver sem grana, compre um presente de R$20.


fonte: http://www.terra.com.br/natal/etiqueta.htm



Como também faz parte da minha profissão, com o tempo vou dar mais dicas de etiqueta social e profissional, qualquer dúvida, elogio, ou sugestão, comentem, responderei assim que possível.

A pedidos

Dicas de sites sobre todos os tipos de cabelos, inclusive os crespos:
.[1]
.[2]
.[3]
.[4]

Não falei sobre cabelos crespos e de nenhum outro cabelo no outro post porque estava falando sobre tipo de rostos, e não de cabelos, mas nesses dois sites[é só clicar em cima dos números], você poderá encontrar dicas bem legais sobre cabelos crespos, cacheados.

E uma dica boa e que eu sempre usei é os cortes em dégradé e os repicados leves. Cabelos crespos
também ganham menos volume se forem abaixo dos ombros. Isso dá peso aos fios, tornando-os menos volumosos.

Visagismo

(Cindy Crawford)
Características: Oval
Comprimento igual a 1,5x a largura.
Um pouco mais estreito no maxilar que nas têmporas.

A linha do cabelo é geralmente arredondada.
É considerado o formato ideal de rosto.

Recomendações: Acessórios
Pode usar praticamente tudo, contanto que seja proporcional ao
tamanho do rosto; brincos de tamanho médio, próximos à orelha são a melhor escolha; se o pescoço for muito curto, evitar pingentes.

Decotes: Qualquer estilo.
Óculos: Usar armações tão largas ou um pouco mais largas que a parte mais larga do rosto; A parte superior da armação deve seguir a linha da sobrancelha; Evitar armações que repitam o formato do maxilar; Evitar hastes muito baixas.

(Riccy)
Características: Redondo
A largura é igual ao comprimento (pode haver pequena variação).
Queixo e linha do cabelo arredondados.
Recomendações: Usar brincos mais longos que largos, ovais ou pontudos e argolas estreitas;
Colares abaixo da base do pescoço, formando um desenho oval; Evitar
brincos muito redondos, cheios, grandes, perto da orelha e argolas redondas e grandes.

Decotes: Decotes verticais, V, colarinhos um pouco abertos.
Óculos: A armação não deve ser muito mais larga que o rosto; Evitar óculos redondos; A parte superior deve seguir a linha da sobrancelha; Evitar hastes decoradas ou chamativas.


(Patrow)
Características: Retangular/longo
Mais longo que largo (mais que 1,5x a largura).
O rosto retangular tem a mesma largura de testa e maxilar, sendo os dois mais quadrados.
O rosto longo tem o maxilar mais estreito e as linhas mais arredondadas.
Recomendações: Usar brincos de tamanho médio ou grande que ajudem a adicionar volume ao rosto, como botões e argolas redondas; Evitar brincos longos e argolas finas e compridas; Evitar colares compridos.

Decotes: (Longo) Decotes horizontais, amplos, quadrados, colarinhos bem abertos, formando linhas horizontais.
(Retângular) Decotes hori
zontais, amplos e redondos.
Óculos: A armação deve ajudar a encurtar o rosto;
Para criar a ilusão de um rosto mais largo, ela deve acentuar mais a largura que a altura; A parte superior deve seguir a linha da sobrancelha. A parte inferior deve apontar para baixo; Experimente hastes decoradas ou em cor contrastante.


(
Kathy Ireland)
Características: Triângulo
Maxilar largo e testa estreita.
Recomendações: Usar brincos que adicionem volume à parte superior do rosto, na região do lóbulo;
O comprimento não deve estar na linha do maxilar;
Devem ter formas angulares que apontam para cima;

Evitar brincos muito pequenos ou pingentes longos.

Decotes: Decotes verticais como U e V, lapelas estreitas e colarinhos abertos.
Óculos: A armação deve equilibrar as partes superior e inferior de seu rosto; Ela não deve ser mais estreita que a parte mais larga do rosto. O ideal é usar armações um pouco mais largas ou tão largas quanto a parte mais
larga do maxilar; A parte inferior da armação não deve ser larga nem muito para baixo, o que acentua o
maxilar; Usar hastes decoradas ou em cor contrastante. Elas devem estar posicionadas acima da linha dos olhos.


(Claudia Schiffer)
Características: Coração/triângulo invertido
Testa larga e maxilar estreito.
No formato coração o pico da viúva (uma entradinha de cabelosem forma de "v" no meio da testa) é acentuado e queixo delicado.
No triâng
ulo invertido linhas mais angulares.
Recomendações:
Acessórios
Coração:
Pingentes ovais com a base mais larga para adicionar volume na altura do queixo; evitar brincos grandes e botões; os acessórios devem ser mais arredondados.
triângulo invertido:
Pingentes ovais com a base mais larga para adicionar volume na altura do queixo; Evitar brincos grandes e botões; Os acessórios devem ser mais geométricos.
Decotes:
Decotes horizontais, amplos, redondos ou quadrados.
Óculos:
A armação deve ser da mesma largura ou um pouco mais estreita que a testa; A parte superior deve seguir a linha da sobrancelha; A parte inferior deve apontar para fora; Usar hastes mais baixas.

(Demi Moore)

Características: Quadrado
Testa, maxilar e maçãs do rosto na mesma largura.
Queixo e linha dos cabelos quadrados.
Recomendações: Usar brincos de tamanho médio, redondos ou angulares com cantos arredondados;
Pingentes que não adicionem largura ao rosto nem chamem atenção para o maxilar
; Evitar brincos quadrados ou botões exagerados; Evitar gargantilhas.

Decotes: Decotes verticais como U e V, lapelas estreitas e colarinhos abertos.
Óculos: A armação deve evitar chamar a atenção para a parte inferior do rosto; Usar armações que apontam para cima. Elas não devem ser mais estreitas nem largas que a parte mais larga do rosto; Usar hastes decoradas ou em cor contrastante, posicionadas acima da linha dos olhos.

(Linda Evangelista)
Caracteristicas: Diamante
Maçãs do rosto salientes.
Testa e maxilar estreitos.

Recomendações:
Acessórios
Usar brincos de tamanho pequeno ou médio, como argolas ovais e triângulos; Evitar brincos longos, argolas finas e compridas.

Decotes: Decotes horizontais, amplos, quadrados ou redondos.
Óculos: Usar armações mais largas acima da bochecha. Na linha da bochecha elas devem ser mais estreitas; Evitar hastes decoradas.


IMPORTANTE: Na escolha dos óculos também é importante levar em consideração as características da face, como tamanho dos olhos, nariz, etc.
Rosto delicado ou pequeno: os óculos devem ter armação pequena, fina e leve ou sem armação.
Rosto grande: armações maiores.
Traços fortes, angulares: armações que combinem linhas retas e curvas.
Olhos muito próximos: cores mais escuras nas laterais, ponte mais clara.
Olhos muito afastados: ponte escura.
Olheiras ou bolsas embaixo dos olhos: armações opacas e mais grossas.
Nariz longo ou grande: ponte clara ou um pouco mais baixa que a linha superior da armação.
Nariz pequeno ou curto: ponte mais alta e arredondada.
Nariz largo: ponte alta e estreita.
Narinas abertas: - a parte de baixo da armação não deve estar na linha das narinas.


Cabelos...

Oval - Quase todos os tipos de corte ficam bons para quem tem o rosto oval. A testa e o queixo na mesma distância contribuem para que você possa cortar os cabelos do jeito que quiser. Por isso, ouse e experimente as novas tendências.

Triangular - Se você possui o rosto triangular, sua testa é mais larga e o queixo pequeno e pontudo. O comprimento das madeixas para esse tipo de rosto deve ser na altura do queixo. “Se quiser usar franja, ela terá de ser desfiada e o ideal é evitar colocar os cabelos puxados para trás”, diz Lúcia.

Quadrado - Testa e queixo grandes são características desse formato de rosto. Neste caso, opte por um corte limpo e utilize franja para deixar a testa menor. Manter os cabelos longos ou médios é o mais indicado.

Redondo - O que diferencia o rosto redondo do oval é o fato dele ser mais curto e largo. Os cabelos não devem ser volumosos e as franjas podem ser usadas à vontade. O comprimento dos fios para esse tipo de rosto deve ser abaixo da linha do queixo.

Fonte - MBPress

sábado, 6 de dezembro de 2008

couleur




Look Monocromático:
. Tom sobre tom
. Imagem sofisticada

Cores análogas [lado a lado]:
. Pouo contraste
. Imagem harmoniosa

Cores Complementares [Opostas]:
. Muito contraste
. Imagem dramática

. Combinação triangular:
. Contraste mediano
. Imagem criativa

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Significado das cores


Branco: ordem, simplicidade, limpeza, bem, pensamento, otimismo, paz, pureza, inocência, dignidade, modéstia

Preto: tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, seriedade, sabedoria, passado, elegância, pena

Cinza: miséria, pessimismo, tristeza, desgraça, dor, temor, negação, melancolia, opressão, angústia

Vermelho: força, energia, revolta, movimento, coragem, intensidade, paixão, calor, violência, ira

Laranja: força, luminosidade, dureza, euforia, energia, advertência, tentação

Amarelo: iluminação, conforto, alerta, ciúme, orgulho, esperança.

Verde: bem-estar, paz, saúde, tranquilidade, segurança, natureza, equilíbrio, esperança, serenidade, suavidade

Azul: espaço, viagem, verdade, sentido, intelectualidade, paz, precaução, serenidade, infinito

Roxo: fantasia, mistério, profundidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma

Marrom: pesar, melancolia
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Na moda


Preto, Camarelo, cinza ou tweed[tipo de tecido] passam energia com cores vivas, como:
.Rosa shocking
.Fúcsia
.Vermelho
.Coral-amarelado
.Laranja
.Turquesa

Contraste e suavidade:
.Creme
.Branco
.Marfim

Contraste perfeito:
.Marinho com Rosa pastel
.Marinho com Azul
.Marinho
com Verde

Intensas:
.Borgonha
.Vinho
.Ameixa
.Verde-folha
.Verde-esmeralda
.Ferrugem
.Abóbora

Vibrante:
.Amarelo
.Fúcsia
.Laranja

Contraste fino:
.Púrpura

Valorizar com marrom:
.Vermelho
.Laranja

Nem tudo é perfeito, para os homens também.

. Dicas da estilista Amalia Piffero, do Rio de Janeiro:
.O gordinho:
Usar:
.Calça boca reta e cós na cintura.
.Com camisa social blusa pra dentro da calça.
.No caso de camisetas ou pólo, use para fora.
Não usar:
.Calça de cós alto
.Camisa social pra fora

.Magro demais:
Usar:
.Calça com prega
.Cós na cintura
.Se não estiver muito calor, camisa de manga longa.
.De manga curta ou comprida, sempre dentro da calça.
Não usar:
.Cós alto.
.Camisa pra fora da calça

.Sarado:
Usar:
.Camisa pólo ou social, sempre mais solta no corpo e para fora da calça.
.Calça pode ser um pouco mais justa, desde que tenha boca reta.
Não usar:
.Roupa colada, não há necessidade de mostrar mais do que já é.
.Regata, só em academia.


.Perna fina:
Usar:
.Sempre calça mais soltas, de boca reta.
.Camisa sempre pra dentro, pra dar volume e tirar o foco das pernas.
Não usar:
.Calça de boca apertada, cintura alta.
.Camisa social pra fora.

.Perna grossa:
Usar:
.Calça com boca reta.
.Camisa social pra dentro da calça.
Não usar:
.Calça apertada, boca larga, nao caem bem e marcam muito a perna.

.Braço fino:
Usar:
.Manga longa.
.Camisa de qualquer tecido.
Não usar:
.Camisa de manga curta evidência o braço fino.

.Braço gordo:
Usar:
.Camisa, camiseta, manga curta ou comprida, mas optar por tecidos leves pra não dar volume.

.Altos:
Usar:
.Blazer de três botões [pra quem usa, ou pensa em usar]
.Calça boca apertada ou reta.
.Qualquer tipo de camisa cai bem para homem alto.
.Camisa social por dentro da calça.
Não usar:
.Calça cós baixo

.Baixinhos:
Usar:
.Calça reta com cós no lugar.
.Camisa de manga longa, social pra dentro da calça.
.Blazer com dois botões, manga na medida certa.
Não usar:
.Tudo muito largo, ou grande, vai achatar mais a silhueta.

.Camisas:
.Todos os homens, seja lá qual for o corpo que tenham, devem evitar as blusas com gola v e camisas de seda.
Esses dois tipos de camisa não favorecem a nenhum tipo físico.
.Blusas gola padre só devem ser usadas por homens que tem o pescoço longo.

.Bermudas:
.Os homens que estão acima do peso devem usar bermudas acima do joelho, e peças mais 'sequinhas', em tons escuros e sem muitos bolsos.
.Já os magros podem usar a peça abaixo do joelho, com elástico e pregas pra criar volume.

.Estampas:
.As peças estampadas devem ser usadas para looks mais esportivos e nas camisas de manga curta.
.Os homens mais gordinhos devem escolher sempre estampas menores, com fundo claro e, no máximo, com três cores diferentes.
.Os altos e magros podem optar por estampas maiores, mas, sempre com a cor do fundo neutra.
"O ideal é usar com jeans e usar as estampas com os tons mais fortes no verão"

.Ternos:
.Quando for comprar o terno repare nos ombros, que devem ser bem marcados.
.Os homens que não têm uma grande variedade de ternos devem ter no armário o clássico azul marinho, cinza ou mescla, que ficam bem para o dia e para a noite.
.Os ternos risca de giz e espinha de peixe são bem jovem e ficam mais leves, indicados para o verão.
.As camisas devem ser em tons mais claros e pastéis, para contrastar com a gravata, que pode ser listrada ou estampada(sem exageros!), mas observe se a composição com a camisa ficou boa.



sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Nem tudo é perfeito.

Mesmo descobrindo a silhueta, existem pequenos detalhes que devem ter uma atenção especial.
Isso independe de que tipo de silhueta você tem.

Barriga:
Evitar:
. Roupas aderentes.
. Cintos.
. Blusas franzidas.
. Tudo que marque a cintura.
Usar:
. Calças com cintura no lugar, ou um pouco alto, nem de mais e nem de menos. As baixas formam duas barrigas e as muito altas também, a não ser que sejam mais ajustadas formando um 'efeito
cinta'.
. Calças mais justas[tipo um nº menor] , não necessariamente de strech, de preferência não ser.
. Vestidos de cintura baixa, mas não muito justos.
. Cinto largo sobre o QUADRIL.
. Roupas de cores escuras, sempre...de preferência na parte de cima e com cor mais clara na parte de baixo.
. Chamar atenção para o colo, com lenços e colares.

Braço gordo:

Evitar:
. Mangas balonês, bufante.
. Camisetas sem manga.
Usar:
. Manga 3/4
. Manga longa dobrada, alonga.

Pernas finas:
Evitar:
. Cores escuras na parte inferior.
. Sapatos muito pesados.
. Partes de baixo muito justa.
Usar:
. Partes de baixo claras, estampadas.
. Tecidos volumosos nessa região.
. Roupas longas e largas.

Perna grossa:

Evitar:
. Sapatos nem muito finos nem muito grossos, finos vão parecer que sua perna é monstruosa e grossos e pesados vão chamar mais atenção pra essa região, ideal uma sandália de cor neutra, com tiras médias.
. Meias claras.
. Mini-saia.
. Shorts curtos e justos [ a não ser que faça o tipo 2 do estilo sexy]
Usar:
. Saia 2 dedos a cima do joelho.
. Saias, pantalonas.
. Saltos, mas não agulha.
. Botas que cubram a canela.
. Meias escuras.

Perna curta:
Evitar:
. Calça justa.
. Vestidos justos.
. Calça capri.
. Saia longa sem salto.
. Blazer claro.
. Calça escura.
. Parte de baixo de cintura baixa.
Usar:
. Salto alto,
. Blazer curto.
. Cintura mais alta
. Look monocromático alonga.

Pouco peito:
Evitar:
. Corselets
. Estilo Império [estilo de roupa com costura abaixo do busto]
. Decotes em v profundo.
Usar:
. Camisetas com gola alta.
. Camisetas com decoração na frente.
. Atrair atenção para os ombros com broches, lenços.
. Sutiãs com arame, e bojo.

Muito peito:
Evitar:
. Camisetas justas.
. Tecidos muito finos que aderem ao corpo.
. Não usar volumes e detalhes na parte da frente.
. Pulôver pesado.
. Cores claras na parte de cima.
Usar:
. Sutiã apropriado.
. Decotes retos, de ombro a ombro.
. Blazer justo e reto com cintura marcada
. Decotes chamando atenção para as costas.
. Cores escuras em cima.

Quadril largo:
Evitar:
. Saia evasê.
. Blazer curto.
. Vestido
Knitting ou Envelope.
. Cintos e faixas no quadril.
. Saias e Shorts muito curtos.
. Calças com bolsos laterais.
. Tecidos pesados na região.
Usar:
. Blusas, Casacos manga 3/4.
. Decote canoa para 'alargar' os ombros e deixa-los fazendo uma linha com o quadril.
. Calça boca de sino.
. Cores escuras e sóbrias na parte de baixo.

Pouco Bumbum:
Evitar:
. Blazer curto.
. Calça reta com bolso faca.
. Vestidos de malha, justos.
Usar:
. Cintos soltos no quadril.
. Saia evasê.
. Cintura baixa.
. Cores claras na parte de baixo.
. Bolsos traseiros.

Muito Bumbum:
Evitar:
. Saias e calças muito justas.
. Tecidos elásticos.
. Cores claras na parte de baixo.
. Marcar a cintura.
. Calças com lavagem clara na região da coxa e do bumbum.
Usar:
. Cores escuras na parte de baixo.
. Calças e saias retas não muito justas.
. Blazers e casacos que cubram o bumbum.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Toda diferença.

Bom, o próximo passo é saber qual o seu tipo físico, esse detalhe faz toda diferença, aprendemos a valorizar o que deve ser valorizado e esconder o que te incomoda. Agora além de ter um estilo marcado, que todo mundo vai saber que é seu, vai também ser reconhecida(o) por estar sempre bem vestida(o) e proporcional.

Silhueta Oval/ Maça/ Redonda:
Ombros e quadris têm a mesma medida e a medida da cintura é a maior.

Não ajuda:
. Roupas claras e com brilho.
. Gola alta, pois vai das a sensação que sua barriga/peito/pescoço são uma coisa só.
. Linhas horizontais.
. Gargantilha.
. Tecidos que dão volume.
. Roupas com prega, pois dão volume.
. Blusas por dentro da parte de baixo da roupa.
. Chamar atenção pra cintura, com blusas e vestidos que terminem na altura da cintura e barriga de fora. Cinto/ Faixa por cima da roupa.
. Vestidos com corte abaixo do busto.

Ajuda:
. Colocar uma camisa pra fora da calça e uma regata de cor contrastante por baixo
e abrir os primeiros botões.
. Blusas acinturadas que não acabem na cintura e sim mais abaixo.
. Looks monocromáticos e cor nos acessórios.
. Para alongar calça de cintura no lugar, com corte reto, de preferência, a barra tocando
o peito do pé.

Silhueta Ampulheta / Ânfora / Oito:
Ombros e quadris tem medidas iguais e a cintura é a menor medida.

Se a mulher for o tipo ampulheta mas magrinha, é mais fácil pois pode usar de tudo, mas se for cheinha deve prestar bastante atenção para diminuir visualmente os quadris e os seios.

Não ajuda:
. Usar roupas muito largas.
. Roupas retas, vão te transformar em um triângulo.
. Vestidos trapézio, criam volume na cintura e ainda mais no quadril.
. Camisas ou Blazers de ombros largos, pois vai te transformar em um triângulo invertido.
. Gola alta para as que tem muito busto, pois pode parecer ser cheinha.

Ajuda:
. Calça com cintura levemente baixa e corte reto.
. Vestido envelope e saias evasé e retas
. Tops, regatas, frente única.
. Valorizar a cintura fina com pences.

Silhueta Retângulo / Tubo :
Ombros, cintura e quadris tem a mesma medida.
Quase sempre pessoas de alta estatura.

Não ajuda:
. Não usar saias e vestidos justos e afunilados de corte reto.
. Camisas ou Blazers de corte quadrado e largo.
. Gola alta, já que faz o colo ficar totalmente coberto, deixando a silhueta ainda mais pesada.
. Jaquetas curtas.
. Vestido de corte reto.

Ajuda:
. Criar uma falsa cintura com blusa acinturada acabando abaixo da linha da cintura.
. Cintos e faixas de cor contrastante marcando a cintura.
. Decote assimétricos.
. Bolsos na região dos quadris podem aumentá-los.
. Calça sem cós com corte reto, afunilado e Pantalonas sem exagero.
. Vestidos com recortes na cintura e saia evasé.
. Procure chamar a atenção para o colo, desviando a atenção da cintura. Use e abuse
de decotes, brincos, colares.

Silhueta Triângulo / Pêra:
O ombro tem a menor medida e o quadril tem a maior medida.

Não ajuda:
. Usar cinto largo ou fino no quadril, pois chama atenção pra essa parte.
. Saia rodada pois cria volume pra essa região, e mini-saia pois deixa a perna muito grossa a mostra.
. Calça de cintura baixa, stretch, corsário e cigarrete diminuem o tamanho da perna chamando atenção para o quadril. E afunilam demais na boca, aumentando o volume do quadril.
. Frente Única ou cava americana, que diminuem ainda mais os ombros.
. Short, saia, vestido balonê, aumentam o quadril.
. Blusas de alças muito finas.
. Parte de cima de cor escura com a parte de baixo de cor clara.
. Bolsas que terminem na altura do quadril.
. A altura de blazers, camisas, ou twin-set, deve ser sempre acima ou abaixo da parte
mais larga do seu quadril, nunca deve cair sobre ele, isso forma uma linha horizontal, que aumenta ainda mais o quadril.

Ajuda:
. Gola canoa, para estender horizontalmente a linhado ombro até o quadril, transformando
assim na silhueta ampulheta.
. Cor clara e colorida com detalhes na parte de cima.
. Calça jeans com bolsos traseiros grandes, sem abas, para disfarçar os quadris, diminuir o
bumbum. Lavagem escura.
. Calça reta do quadril até o peito do pé sem bolsos nas laterais e sem pregas.
. Tecido com fluidez , sem volume ou textura.
. Saia reta.
. Cinto na cintura e não no quadril.
. Vestido com recorte abaixo do busto.
. Calças ou saias de cores escuras, já que a cor escura emagrece.
. Tomara que caia é ótimo, para as que estão em forma.
. Mangas bufante, morcego, que criam volume na parte de cima.



Silhueta triângulo invertido:
A medida do ombro é a maior de todas.

Não ajuda:
. Bolero, ombreiras, manga bufante, blusa de decote canoa, frente única e nadador.
. Calça muito sequinha, sem nenhum volume, prega ou pence.
. Blusas com tecidos volumosos, linhas horizontais.
. saias e vestidos justos, afunilados.

Ajuda:
. Blusa terminando mais próxima do pescoço.
. Cor escura na parte de cima e clara na parte de baixo.
. Manga raglã.
. Aumentar o quadril chegando a uma medida proporcional ao ombro com sais e vestidos: godê, evasê, com pregas. Calça pantalona.
. Valorizar as pernas: mini-saia, short.
. Vestidos acinturados.